Doutor, fui preso de maneira inesperada, e agora, o que eu faço?
Uma prisão inesperada pode ocorrer a qualquer pessoa, mas antes de falarmos para você o que você deve fazer, o ideal é que você mantenha a calma para não produzir prova contra si mesmo, ou seja, a melhor coisa a se fazer é ficar em silêncio e exigir a presença de um advogado criminal de sua confiança.
Ainda, importante destacar que você não deve resistir à prisão. Assim, mesmo no calor do momento você deve ter um pensamento analítico do fato para que não tome uma decisão que seja prejudicial a si mesmo.
Embora a uma prisão inesperada seja algo muito conturbado, é importante que você não desacate a autoridade policial e não resista a prisão, tendo em vista que daí pode surgir um novo crime.
Mesmo que a autoridade policial pergunte várias questões de forma incisiva o ideal é que você não fale nada, tendo em vista que o que você falou poderá ser usado contra você. Faça valer o seu direito de ligação e chame um advogado de confiança, ele promoverá a melhor estratégia para a sua situação, pois terá acesso ao processo ao qual gerou a prisão.
Portanto, procure sempre um advogado especialista caso tenha dúvidas sobre o tema!