Quem recebe benefício por incapacidade pode trabalhar?

Provavelmente, você respondeu automaticamente “não” à pergunta sobre se é possível continuar trabalhando ao receber benefícios por incapacidade. No entanto, há um benefício por incapacidade que permite que a pessoa continue trabalhando, chamado Auxílio-acidente.

A principal diferença entre os benefícios por incapacidade está na natureza da incapacidade:

– Benefício por Incapacidade Temporária: indica uma incapacidade temporária.
– Aposentadoria por Incapacidade Permanente: representa uma incapacidade total e permanente.
– Auxílio-acidente: refere-se a uma incapacidade parcial e permanente.

O Auxílio-acidente é um benefício concedido a empregados, empregados domésticos, trabalhadores avulsos e segurados especiais que sofreram algum tipo de acidente, seja no trabalho ou não, resultando em sequelas permanentes que reduzem sua capacidade de realizar o trabalho que costumavam fazer.

O valor do benefício corresponde a 50% do salário de benefício, que é uma média salarial desde 1994. Portanto, o Auxílio-acidente funciona como uma compensação pela perda parcial e permanente da capacidade de trabalho, ajudando a mitigar o impacto na renda.

ISSO SIGNIFICA QUE É POSSÍVEL RECEBER O AUXÍLIO-ACIDENTE E CONTINUAR A TRABALHAR NO MERCADO DE TRABALHO.

É importante ressaltar a necessidade de comprovar o acidente. Se o acidente foi no local de trabalho, a comprovação pode ser feita por meio da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). Se não foi um acidente de trabalho, pode ser necessário apresentar um boletim de ocorrência, registros médicos ou comprovantes de internação, dependendo das circunstâncias do acidente.

Se gostou do nosso post, deixe o like e compartilhe com alguém que precisa saber dessa informação!