Doutor, fui consultar meu extrato bancário e verifiquei que existem diversos saques que não reconheco, e agora?
Infelizmente esse tipo de situação acontece com diversos consumidores, deste modo, é necessário que você esteja sempre verificando o extrato do seu banco para caso isso ocorrer você saber o que fazer!
Assim, o primeiro passo é analisar com cuidado o extrato e identificar quais são as transações que você não realizou.
Após, ligue imediatamente para a central de atendimento e solicite o bloqueio, além de identificar a transação feita.
Importante ainda realizar boletim de ocorrência, tendo em vista que esse tipo de situação ocorre mediante fraude, clonagem de cartão, roubo de senha ou acesso indevido do aplicativo.
Ao receber o comunicado sobre as movimentações indevidas, é responsabilidade do Banco provar que não foi o cliente que realizou a mesma.
Destaca-se ainda que, diante da má prestação de serviço, a responsabilidade será da instituição financeira de reparar o dano, tendo em vista que, as instituições financeiras respondem objetivamente (mesmo sem culpa) pelos danos gerados aos seus clientes, conforme a Súmula 479 doSTJ determinou que:
“As instituições financeiras respondem objetivamente pelos danos gerados por fortuito interno relativo a fraudes e delitos praticados por terceiros no âmbito de operações bancárias”
Portanto, é responsabilidade do banco zelar pela segurança do cliente, bem como ressarcir o que foi retirado de sua conta bancária indevidamente.
Se o banco se recusar a cumprir com seu dever, o ideal é procurar um advogado especialista para analisar o seu caso.