Doutor, meu pai faleceu e meu irmão não quer fazer o inventário, fica colocando obstáculos, e agora o que devo fazer?
Antes de falarmos para você o que deve ser feito, importante destacar que essa é uma situação que acontece muito! Quando há falecimento de um pai/mãe que deixou bens, é normal que existam divergências entre os herdeiros para realização do inventário.
O procedimento para a realização de inventário não é barato, ele gera gastos extras como por exemplo custas, impostos e honorários advocatícios, assim, isso pode ser um motivo para que o herdeiro coloque obstáculos para a sua realização.
Porém, importante destacar que não há obrigatoriedade de que todos os herdeiros estejam de acordo para a abertura do inventário. Tal providência é um direito individual e independe do consentimento dos demais herdeiros.
Qualquer herdeiro poderá requerer a abertura do inventário pela via judicial. O que assumir as despesas deve ao final prestar contas e abater antes da partilha.
Portanto, caso você esteja diante dessa situação, procure um advogado especialista em Direito de Família & Sucessões para maiores esclarecimentos!