Sofreu fraude bancária? Saiba o que fazer!
Fraude bancária é qualquer situação realizada por um terceiro que tenta roubar dados ou dinheiro da conta da vítima, prática essa que torna cada vez mais necessário mantermos atenção constante!
Ela ocorre quando golpistas se passam por um correntista ou ainda, invadem suas contas e conseguem se valer de recursos disponíveis nos aplicativos online e internetbanking para realizar compras, liberação de cartão de crédito, empréstimos e transferências.
Deste modo, se você foi vítima de fraude bancária, preste atenção neste passo a passo:
- Salve todos os registros das interações que os criminosos vieram a ter com você, como por exemplo; mensagens, áudios, etc.
- Faça um boletim de ocorrência e entre em contato com o Banco por e-mail, imediatamente, solicitando o estorno e o bloqueio dos valores;
- Caso a instituição bancária não colabore com a resolução do seu caso, faça uma reclamação em sites como o Procon, Consumidor.gov.br, Reclame Aqui, para forçar as empresas a agirem com mais presteza no seu caso;
- Procure um advogado especializado em direito bancário, para que você possa ser indenizado por fraude bancária, caso necessário.
Importante destacar que, diante da má prestação de serviço, a responsabilidade será da instituição financeira de reparar o dano, tendo em vista que, as instituições financeiras respondem objetivamente (mesmo sem culpa) pelos danos gerados aos seus clientes, conforme Súmula 479 do STJ, vejamos:
“As instituições financeiras respondem objetivamente pelos danos gerados por fortuito interno relativo a fraudes e delitos praticados por terceiros no âmbito de operações bancárias”
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